quinta-feira, 3 de abril de 2014

   

O CEIA ESTÁ TRABALHANDO DIARIAMENTE EM PROJETOS QUE VALEM APENA COLOCA-LOS EM PRÁTICA.

"Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que

dirigi, o tipo de casa em que morei quanto tinha

depositado no banco, nem que roupas vistam.

Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui

importante na vida de uma criança.”

( Anônimo)


PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
COORDENADORES: ELIZANGELA NONATTO E IZABEL DOS SANTOS FERREIRA LIMA e equipe técnica
EIXOS: AMOR, HONESTIDADE E UNIÃO PÚBLICO ALVO: Alunos, funcionários e comunidade
PERÍODO DE EXECUÇÃO: 16/04 à 19/06
JUSTIFICATIVA:
Destacou-se a importância de trabalhar este projeto onde queremos resgatar valores já esquecidos, incluindo-os na vida social e moral da criança, conhecendo um pouquinho da família de cada aluno, através da participação da comunidade nas atividades e eventos da escola, estabelecendo assim uma integração entre família e escola.
A conquista dessa comunidade dependerá de ações sistematizadas focadas na integração entre escola e família que dependerá também da participação da escola em atividades dentro da comunidade, além de promover a participação de maneira prazerosa para esta comunidade que dificilmente participa ou tolera muito tempo na escola através das reuniões de rotina.

OBJETIVO GERAL
Conscientizar as famílias de nossa comunidade da importância de sua participação nas atividades escolares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ncentivar a participação das famílias para motivar a o desenvolvimento do aluno.
Aumentar o rendimento dos alunos nas atividades avaliativas.
Conseguir parceria com a própria comunidade nas atividades e eventos da escola.
METODOLOGIA As ações e atividades serão desenvolvidas buscando envolver a comunidade nas ações dentro da escola de maneira prazerosa, conscientizado-a da necessidade do resgate dos valores como amor, honestidade e união.
Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para incentivar as atividades diárias: gincanas, torneios matemáticos e esportivos, eventos culturais e outras atitudes de participação e parceria.
O lançamento do projeto acontecerá com a participação da comunidade do laranjeiras e em outro momento a comunidade evangélica para cantar, falar dos valores da Família. Ficando assim uma sugestão para os professores continuarem convidando pessoas para atividades desse tipo ou visitando as igrejas da comunidade.
Os professores poderão a qualquer atividade em sala convocar alguns pais para participarem seja falando de suas profissões, do seu modo de vida, numa dinâmica de nível de conhecimento entre filho ou em qualquer situação que considerar oportuno.
. A visita das mães ou pais na sala de aula levará os mesmos a refletirem sobre as dificuldades enfrentadas pelo professor.


Um planejamento de um teatro os filhos imitando seus pais no trabalho, falando da profissão dos pais.


CRONOGRAMA: 16/04
Lançamento do projeto: Participação da comunidade do laranjeiras, e em outro momento a comunidade evangélica para cantar, falar dos valores da família.
Será organizado no pátio da escola um ambiente para recepção de pais e filhos para um momento com Deus. Oportunizando aos pais dá exemplo de gratidão a Deus pela vida com amor, honestidade e união.
30/04
Gincana de meu menor livro. Declaração de amor  ( concurso de paródia com o tema )
08/05
Família na Escola ( DIA DAS MÃES): Homenagens e apresentação das melhores paródias, vídeo com fotos das mães participativas e com a história de vida de algumas.Brincadeiras, brindes, lanche ...
28/05
Olimpíada de Matemática: Com a participação dos pais.
04/06
Torneio Esportivo: ( PAIS E FILHOS)
19/06
· Culminância do Projeto
Festa Junina com apresentações da comunidade (músicas, danças...). Parceria com as mães nas comidas típicas da vovó.
Som da comunidade.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos:
Quais os conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar

O lançamento do projeto acontecerá com a participação da comunidade do laranjeiras e em outro momento a comunidade evangélica para cantar, falar dos valores da Família.
Ficando assim uma sugestão para os professores continuarem convidando pessoas para atividades desse tipo ou visitando vizinhos da escola, as igrejas da comunidade.
Os professores poderão a qualquer atividade em sala convocar alguns pais para participarem seja falando de suas profissões, do seu modo de vida, numa dinâmica de nível de conhecimento entre filho ou em qualquer situação que considerar oportuno.
. A visita das mães ou pais na sala de aula levará os mesmos a refletirem sobre as dificuldades enfrentadas pelo professor.


Um planejamento de um teatro os filhos imitando seus pais no trabalho, falando da profissão dos pais.


CRONOGRAMA: 10/04
Lançamento do projeto: Participação da comunidade do laranjeira, e em outro momento a comunidade evangélica para cantar, falar dos valores da família.
Será organizado no pátio da escola um ambiente para recepção de pais e filhos para um momento com Deus. Oportunizando aos pais dá exemplo de gratidão a Deus pela vida com amor, honestidade e união.
11/04
Gincana de meu menor livro. Com premiação. (concurso de paródia com o tema)
12/04
Família na Escola ( DIA DAS MÃES): Homenagens e apresentação das melhores paródias, vídeo com fotos das mães participativas e com a história de vida de algumas.Brincadeiras, brindes, lanche ...
13/04
Olimpíada de Matemática: Com a participação dos pais.
14/04
Torneio Esportivo: ( PAIS E FILHOS)
15/04
· Culminância do Projeto
Uma recepção para os pais, com uma palavra para casais, com café da manhã, e presença das esposas fazendo uma declaração de amor. Com apresentações da comunidade.
Som da comunidade.

AVALIAÇÃO: A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim com o cotidiano escolar.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos:
Quais os conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário